1º Dia - Brasil / Santiago/ Calama - San Pedro de Atacama
Chegada ao Aeroporto de Calama, recepção e traslado regular ao Hotel em San Pedro de Atacama.
2º Dia - San Pedro de Atacama
* Half Day Tour Vale da Lua: Café da manhã no hotel e manhã livre.
À tarde, Visitamos o Vale da Lua com sua impressionante duna maior e as cavernas de sal. Chegando a essa hora somos quase os únicos neste lugar que parece ser de outro planeta. O passeio inclui pequenos passeios que nos permitirão conhecer o local com maior profundidade. Passeio a Ayllus, saímos da Cordilheira do Sal e seguimos em direção ao Ayllus de Coyo e Séquitor. Após visita retorno ao hotel em San Pedro
3º Dia - San Pedro de Atacama
* Full Day Tour Laguna Altiplanica + Chaxa:
Café da manhã no hotel. Saída para tour onde viajaremos para o sul, ganhando altitude, para entrar nas terras altas e nos surpreender com sua vegetação particular, fauna, lagoas e salinas onde, sem dúvida, se destaca a Laguna Miscanti: a maior de toda a região de Antofagasta. Lagoa Chaxa: Passeio pelo caminho habilitado na lagoa, conhecendo detalhes de sua conformação geológica e observando as aves locais, entre elas flamingos. Pôr do sol observando as cores espetaculares do ambiente. Incluindo Box Lunch. Após visita retorno ao hotel em San Pedro.
4º Dia - San Pedro de Atacama
* Tour Geysers del Tatio com povoado Machuca: A saída é de madrugada desde o hotel em San Pedro de Atacama em direção ao Altiplano, chegaremos aos 4.320 metros de altitude sobre o nível do mar para visitar um dos campos geotérmicos mais importantes do mundo: Gêiseres do Tatio. Observaremos diferentes manifestações geotérmicas durante a manhã; é pelas temperaturas mais frias e extremas que podemos apreciar enormes colunas de vapor que percorreremos com o guia por 45 minutos para depois nos trasladar até a poça rústica e desfrutar de um reparador banho em águas termais. Tomaremos o mesmo caminho de regresso com uma parada de minutos no bofedal de Putana para conhecer diferentes espécies de aves frente ao Vulcão Colorado. A última parada da nossa viagem é o povoado de Machuca onde a arquitetura Altiplânica da sua igreja ressalta no deserto. Retorno ao hotel em San Pedro de Atacama.
5º Dia - San Pedro Atacama - Hito Cajon - Laguna Verde - Povos Autênticos - Cemitério de Trens - Colchani
Café da manhã. Saída do hotel de San Pedro em traslado privativo com chegada em Hito Cajon na fronteira com a Bolívia.
Partida para a primeira atração, a Laguna Verde, uma pequena lagoa icônica que tem uma cor verde muito esmeralda devido às microbactérias que a compõem; É a fronteira natural entre Bolívia e Chile, de lá você pode ver o vulcão Licancabur, atravessar todo o deserto andino para chegar às Cidades Mágicas de Lipez: San Cristóbal, reconhecida por ser um centro de mineração desde os tempos coloniais; Culpina K, cidade icônica do cultivo do grão dourado da quinoa real, continue o passeio até o Cemitério dos Trens, um complexo ferroviário abandonado do século XIX, incrível para uma fotografia do velho oeste. Traslado ao hotel de sal em Colchani
6º Dia - Colchani - Polígonos e Olhos de Sal - Ilha Incahuasi - Pôr do Sol no Salar - Colchani
Café da manhã e saída para a cidade de Colchani, centro de pequenas salinas locais onde se observa o processo artesanal do ouro branco. Entrada para o Salar de Uyuni, o maior e mais alto do mundo. Assemelha-se a um impressionante, avassalador e solitário oceano branco onde é possível ver olhos salgados, interessantes por serem pontos de saída de águas subterrâneas; os polígonos de sal, formas geométricas na superfície da salina e os montes de sal, sinais da extração diária do mineral. Almoço piquenique no meio do salar. Visita à Ilha Incahuasi, localizada no coração do salar, é a maior e é povoada por centenas de cactos que podem medir mais de 12 metros de altura, proporcionando um contraste e panorama impressionante do local. Para terminar o dia, contemple o pôr do sol submerso em um horizonte de cores incrível e etéreo. Traslado ao hotel de sal em Colchani.
7º Dia - Colchani - Vale das Rochas - Miradouro do Vulcão Ollagüe - Lagunas menores - Ojos de Perdiz
Café da manhã e saída para o impressionante Vale das Rochas, pedras com mais de 8 metros de altura formando uma escultura natural no meio do imponente planalto, depois visita ao Mirante do Vulcão Ollagüe para contemplar a tonalidade escura, muito particular do vulcão em uma paisagem totalmente desértica. Almoço piquenique no caminho. Seguindo a rota, você chegará às Lagoas Menores ou Jóias Andinas, um conjunto de lagoas caracterizadas por serem umas das outras em sua cor, cheiro e compostos químicos que as tornam tão particulares dentro dessa biodiversidade. Traslado para o hotel em Ojo de Perdiz e acomodação.
8º Dia - Ojos de Perdiz - Deserto de Siloli - Árvore de Pedra - Laguna Colorada - Manhã dos Gêiseres do Sol - Hito Cajon - San Pedro Atacama
Café da manhã e saída para o deserto de Siloli, um dos desertos mais secos do mundo caracterizado por formações rochosas no meio das dunas cambiantes, é a porta de entrada para a Reserva Eduardo Avaroa, o parque nacional mais visitado da Bolívia. Continuando a viagem, visitamos a Árvore de Pedra, uma escultura natural esculpida pela erosão eólica ao longo de milhares de anos. A próxima atração é a particular Laguna Colorada, única por sua abundância de algas e plâncton, que lhe dão sua cor e é povoada por flamingos, incluindo o James flamingo, que se pensava estar extinto. Em seguida, você chegará aos gêiseres "Sol de Mañana", belas fumarolas sobre uma área geotérmica que se estende por mais de 10 quilômetros quadrados, Muito perto destas, chegará às Termas de Polques, que também são produto da atividade vulcânica da região, ricas em minerais medicinais. Finalmente, traslado até Hito Cajon (Fronteira Bolivia / Chile e traslado ao hotel em San Pedro de Atacama. Deverá trocar de veículo na fronteira.
Chegada e acomodação no hotel de San Pedro Atacama.
9º Dia - San Pedro Atacama / Santiago / Brasil
Café da manhã e traslado privativo ao aeroporto para embarque com destino ao Brasil. Fim de nossos serviços.
BOLIVIA: PROGRAMA SALAR DE YUYUNI
INCLUI: Transporte Particular 4X4, café da manhã e almoço sem bebida, inglês/espanhol assistência guia bilíngüe.
NÃO INCLUI: Passagens aéreas, hotéis, gorjetas e despesas pessoais.
NOTA: Devido à inundação do salar na época das chuvas, os veículos, por precaução, só atingirão os locais inundados mais seguros.
OBSERVAÇÕES:
- Na época de Chuva (desde final de Novembro até final de Abril) o Salar de Uyuni se inunda, de todas as maneiras tem uma vista impressionante e diferente de todo o Salar. Por esta razão tem a possibilidade de mudar a rota porque nessa época é bastante difícil chegar a Ilha de Incahuasi e ao povoado.
- As 2ª feiras e feriados nacionais na Bolívia os museus estão fechados e aos sábados e domingos estão fechados na parte da tarde
- Devido a altitude, não recomendamos este programa para mulheres grávidas, crianças pequenas e pessoas com doenças
cardíacas ou problemas respiratórios.
- Tours poderão sofrer alterações em suas rotas originalmente previstas por questões de segurança, climáticas, operacionais ou por determinação dos parques nacionais.
- Recomendações: Roupas leves para o dia e abrigadas para a noite, sapatos, chinelos, chapéu, protetor solar, óculos de sol, água.